Estúpida, eu? | O que eu achei do livro da Camila Coutinho

Estupida-Eu-02

ENFIM, como a própria friza bem, saiu o livro da Camila Coutinho. Camila é Digital Influencer, como hoje se fala, mas a sua raiz mesmo é de blogueira. Ela está há 11 anos à frente do blog GarotasEstupidas.com e ao longo desses anos têm se revelado uma grande empresária e apaixonada por branding e negócios.

Por isso, surpreendentemente, Camila resolveu que o seu livro falaria sobre isso: carreira, negócios, branding, marketing pessoal. E isso é sem dúvida o que eu mais gostei nesse lançamento. Não é só mais um livro de blogueira, youtuber, etc. Camila decidiu compartilhar, além da sua trajetória como blogueira é claro, insights e dicas de negócios que ela aprendeu, seja no dia a dia, ou em cursos.

… as oportunidades podem até chegar, porém o que você faz com elas e o impacto que deixa nas pessoas com quem convive durante o trabalho só dependem de você.

Não é só um rostinho bonito

Camila nasceu em Recife e criou, em 2006, o primeiro blog de moda do Brasil, que 4 anos depois foi considerado um dos 99 blogs mais influentes do mundo pelo site Signature9. Em 2015 foi eleita pela Forbes um dos trinta jovens brasileiros mais influentes com menos de 30 anos e em 2017 entrou para a lista do Business of Fashion, que seleciona anualmente os 500 nomes mais importantes do mercado.

Não é a tarefa mais fácil do mundo conseguir equilíbrio entre o profissional e o pessoal quando o seu negócio depende da sua imagem. Veja bem, não estamos falando de um produto e sim de uma pessoa.

Sobre o livro

Estupida-Eu-01

Pontos Fortes

  • Não é um livro que fala de moda e sim de empreendedorismo e negócios;
  • Por ser focado em negócios, é um livro para todos que tem interesse no assunto, não só para o setor da moda/blogs/digital influencers;
  • Realmente você sente que ela escreveu: tem uma linguagem leve, atual e bem humorada, típica da Camila;
  • O livro vem com duas capas: uma de papel, com a foto dela e o nome do livro (mais comercial) e, ao tirar essa capa você tem uma versão minimalista, em capa dura com as iniciais da autora (C. CO.)

Pontos Fracos

  • Achei o livro pequeno, apenas 163 páginas, considerando páginas duplas com fotos. Camila tem um vasto conhecimento na área e os temas poderiam ter sido mais explorados. O sentimento é de que o livro foi feito às pressas (e para quem segue ela nas redes sociais percebe que realmente houve uma saga para escrever esse livro – ela até comenta no próprio);
  • Eu como Publicitária esperava uma diagramação mais bonita. Com exceção da capa, achei o design do livro pobre.

Encarar o GE como um negócio com toda a sua complexidade foi o primeiro passo para fazer com que os outros também o enxergassem com seriedade. Ser seu prórpio chefe é o sonho de muita gente, mas para colher os louros é preciso assumir os riscos. Afinal, não há feed no Instagram que segure por si só uma carreira de sucesso.

Conclusão

Eu adoro a Camila. Como também sou uma “tia” no mercado dos blogs de moda (desde 2010) , ela foi um dos primeiros blogs que acompanhei e sempre foi uma grande referência pra mim. Acho ela muito simples, real e divertida, além de ter um enorme tino para negócios, o que fez dela não apenas mais uma blogueira de look do dia. É incrível como ela se renovou com o tempo, mesmo com a grande concorrência e a ascensão das Redes Sociais que deixou os blogs um pouco apagados.

Enfim, apesar de querer mais páginas, indico o livro para todos que admiram a profissional Camila e mesmo para quem não acompanha tanto, mas quer saber “o segredo” para o seu sucesso e ter boas dicas de carreira.

E você, já leu o livro? O que achou? Não leu, mas ficou com vontade? Conta pra mim!

Bjs

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Search stories by typing keyword and hit enter to begin searching.